Segundo especialistas, os idosos podem ter uma melhor locomoção e até evitar acidentes domésticos se estiverem usando calçados adequados e até personalizados para cada necessidade.
É uma atitude simples que pode fazer toda a diferença no dia a dia do idoso. Usar chinelos, meias em calçados mais soltos e deixar o idoso descalço aumentam muito as chances de quedas.
Além de problemas como diabetes, o desgaste natural do tempo faz com que pernas e pés estejam muito mais sensíveis e isso pode causar lesões, úlceras e outros problemas recorrentes em idosos com idade avançada. Por estes motivos, escolher o melhor calçado pode aumentar bastante a sensação de conforto e reduzir muito as chances de lesões o longo do tempo.
Algumas dicas são importantes para escolher os melhores calçados para o idoso:
- Saltos com menos de 2cm;
- Solado que tenha melhor aderência ao chão do local (usar solado antiderrapante, rígido e chanfrado);
- Base larga para maior apoio;
- Observar condições atuais dos pés (joanetes e lesões exigem sapatos especiais para não piorar as lesões);
- Se for diabético, pesquise calçados específicos para este caso
Hoje em dia existem sites especializados em calçados confortáveis para idosos ou outros casos específicos, onde seus produtos são criados a partir de pesquisas e anos de experiência. Normalmente, estas empresas tem certificações e parcerias com equipes médicas de ortopedia para atestar a qualidade de seus produtos.
Não se esqueça de sempre pesquisar por recomendações e depoimentos de clientes da empresa antes de comprar.
Comentários